A verdade (que nunca te contaram) sobre tranças
Porque mulheres trançam seus cabelos?
Depende da mulher, mais especificamente, do tom de sua pele. Mulheres brancas podem trançar seus cabelos por diversão, para sair da rotina, para ser diferente e até mesmo para lançar uma moda.
Mas se a mulher for preta, haverão muitas outras coisas envolvidas. Como por exemplo o resgate cultural ou a transição capilar.
Você sabia que as tranças tiveram um importante papel na resistência contra a escravidão, pois serviam como mapas com o caminho para os quilombos.
As tranças são uma das primeiras opções lançadas pelas mulheres, elas protegem o cabelo natural permitindo que cresça, além de disfarçarem as duas texturas presentes na extensão dos fios neste momento.
Mas há uma razão pela qual muitas mulheres optam por usar tranças, e isso se chama ACEITAÇÃO.
Isso mesmo, as tranças são uma maneira de mulheres negras serem e sentirem-se aceitas.
É verdade que hoje 2022 temos a nossa disposição uma infinidade de produtos para cabelos de todas as texturas o que permite que os alisamentos químicos sejam mais uma opção e não apenas a única ou a mais acessível.
Mas a gente sabe que nem sempre foi assim. Houve um tempo em que os produtos para cabelo tinham como público alvo pessoas com cabelos de textura lisa, no máximo ondulados. Até que surgiram as pranchas e escovas químicas.
As tranças, além do seu contexto histórico, são uma opção de penteado para quem não deseja abrir mão das texturas do cabelo, mas principalmente para aquelas que desejam serem aceitas.
No filme O Ódio Que Você Semeia, Starr Carter é uma adolescente de 16 anos que estuda em uma escola “de branco”, suas amigas e o namorado são brancos. Starr, diz que vive como se fossem duas pessoas.
Na escola, usa um casaco aceitável, que não a faça parecer com uma favelada, baixa seu tom de voz e limita o uso de gírias. Essas são falas da personagem, que usa tranças finas, durante quase todo o filme.
O Ódio Que Você Semeia, não é sobre Starr, seu cabelo ou sua vida, é um filme sobre o racismo. Mas quis trazer essa história para ilustrar a importância e a necessidade de sermos aceitas.
Starr, precisou mudar sua forma de falar para parecer uma pessoa amistosa, fazer uma escolha de roupas que não a fizesse parecer uma ameaça e principalmente ter uma boa aparência.
É estranho como o cabelo está relacionado ao termo boa aparência , não é mesmo?
Mas é assim que funciona.
Muitas mulheres optam pelas tranças para que possam domar seus cabelos. Tranças são alinhadas, deixam os cabelos baixos e isso trás uma boa apresentação.
Assim foi com Starr, para que pudesse parecer não ameaçadora ela usa tranças que deixam seus cabelos sempre alinhados.
Spoiler: Se você não assitiu ao filme e pretende vê-lo, pule as próximas 3 linhas.
Nas cenas finais, Starr Cartes aparece com os cabelos soltos, sem as tranças, ostentando um black power. O que certamente não teria sido bem visto por suas amigas do colégio.
Cabelos crespos são vistos como bagunçados, desarrumados, desalinhados, representam para muitas pessoas um sinal de desleixo. Por isso a escolha pelas tranças.
Nem tudo são flores
Durante a infância, muitas crianças, principalmente crianças negras (fui uma delas) tem seus cabelos trançados à noite para que estejam arrumadinhos de manhã, ou como penteado para ir a escola. Quando crescem tem a oportunidade de escolherem os próprios penteados.
.Por mais que as tranças sejam uma alternativa as químicas e uma forma de aceitação ao meio e claro extremamente práticas, mesmo neste paraíso imaginário, elas não são tão bem aceitas quanto parece. Afinal, com elas surge o racismo!
O que ninguém te conta sobre usar tranças, é que corporativamente elas não são bem vistas.
Há na internet, relato dos mais variados que envolvem mulheres e suas escolhas capilares. O mercado de trabalho ainda é muito preconceituoso. Alguns não permitem que seus colaboradores se expressem por meio de seus penteados, alguns são considerados como “cabelos não profissionais”, por não transmitirem credibilidade que o cargo exige.
As tranças não são apenas um estilo ou uma forma de arte. Tranças são um símbolo de resistência racial, uma escolha.
_____________________________________________________________________________________________________Sobre a autora ___________________________________________________________________________________________