Como você têm feito suas escolhas

O que você carrega na bagagem
2 de agosto de 2021
Síndrome do Avestruz
25 de novembro de 2021

Como você têm feito suas escolhas

Por algum algum momento, você parou e se pergunto sobre como você faz suas escolhas? Ou quem sabe, já pensou a respeito? Certamente não. É muito provável inclusive que neste momento você acredite que as faça de maneira inconsciente.

Há quem diga, que somos as escolhas que fazemos, seja esta uma verdade ou não, o fato é de que estamos fazendo escolhas o tempo todo. Ler este texto, por exemplo foi uma delas, assim como a roupa que você está trajando neste instante, o café que tomou esta manhã. Não importa, tudo na vida são escolhas, que fazemos a todo instante.

Para algumas pessoas, tomar uma decisão é um dilema épico, para outras no entanto é algo corriqueiro.

Nossa maneira de escolher, diz muito sobre quem somos, elas retratam nossas experiências. Quer ver só um exemplo:

Pare por um instante e pense sobre a forma com a qual você fora ensinado. Seus pais ou cuidadores deixavam que você escolhesse o que iria vestir?

Eles levavam em consideração sua opinião ou sua recusa por algo?

Escolhiam por você, pediam que se apressasse, que tanto faz, enfim… como era quando você precisava tomar uma decisão?

E longe deles, na escola. Você se colocava à frente para definir quem seria seu parceiro de trabalho? Costumava trabalhar sempre com o mesmo colega ou gostava de diversificar, experimentar?

Não importa como você escolhe, o mas sobre como suas escolhas o fazem sentir, pois dependendo de como você se sente, pode vir a ter dificuldades em fazer boas escolhas em situações realmente importantes na vida.

A seguir, compartilho com você algumas das maneiras mais comuns com as quais as pessoas fazem suas escolhas, quem sabe uma delas não é a sua.

🍃 1. Com calma 🍃

Zero precipitação. É assim que algumas pessoas fazem suas escolhas, esperam pelo momento mais adequado, sem muita afobação.

Pode ser na escola ou no ambiente de trabalho, em casa, com os amigos, não importa a calma vêm em primeiro lugar.

🍃 2. Com base nas escolhas dos outros 🍃

Seja por insegurança ou até mesmo por experiências anteriores, o fato é que há pessoas que sentem-se mais seguras por escolherem algo que o colega ou seu companheir@ tenha escolhido, até mesmo por não acreditar que seja uma pessoa que faça boas escolhas na vida.

🍃 3. Em segredo 🍃

Não espalha que é melhor. Escolher em segredo pode te livrar da dor de cabeça de ser importunado, caso sua escolha não seja uma ideia assim tão boa. Ao menos é o que alguns acreditam. Se não compartilharem com as outras suas escolhas e se por acaso o que planejar der errado, ao menos não passarão a vergonha em ter que voltar atrás.

🍃 4. 100% seguro 🍃

Quem não quer segurança? Há quem acredite que só é possível fazer uma boa escolha, desde que se esteja totalmente certo de que dará certo. O que não é um pensamento de todo ruim, no entanto preciso perguntar, onde estão as garantias? quem poderá lhe assegurar de que vai dar certo 100%. Han?

🍃 5.Na pressa 🍃

Já que é pra escolher, vamos fazer de uma vez. Assim se tiver que se arrepender, teremos um motivo mesmo. É isso mesmo, algumas pessoas não gostam de ficarem se martirizando para tomar uma decisão e preferem fazer o quanto antes, para evitarem, seja lá o que for.

🍃 6. Caminho mais fácil 🍃

O caminho mais fácil, anda de mãos dadas com a pressa. Digamos que essa pessoa esteja em um momento de escolha profissional, seu desejo é um curso na área da saúde, no entanto qual seu pensamento…. vou cursar medicinaaa.

Não…. o pensamento é ” medicina é interessante, mas é concorrido demais, vou fazer enfermagem mesmo que dá na mesma é mais fácil e rápido.”

🍃 7. O mais confortável 🍃

Sair da zona de conforto é desafiador, até porque onde você está já é um lugar bem conhecido. Segue quase o mesmo raciocínio do colega de cima que fica com a enfermagem desejando a medicina. O que prefere pelo conforto certamente não vai se arriscar.

🍃 8. Tiro no escuro, sem pesquisa 🍃

Queee pesquisar o que. Meu lema é atiro no que vi e acerto no que não vi. Algumas pessoas têm pressa, ou preferem não pensar muito. Até porque algumas decisões são mais simples que outras, então pra quê complicar.

🍃 9.Determinação 🍃

Pode até ser que demore, mas ao menos não terei razões para me arrepender depois. è assim que pensa uma pessoa determinada, busca dentro de si as resposta de que precisa e fora se for necessário. O único problema é que precisa tomar cuidado para não demorar a se decidir.

🍃 10. Abraçando o mundo 🍃

Pra quê escolher uma coisa coisa apenas, se são muitas as opções. Se existem possibilidades, devem ser exploradas, todas elas. Pessoas indecisas geralmente têm mais dificuldades exatamente porque desejam de tudo. Se for possível, pegam, experimentam e levam um pouquinho de cada coisa. Mas quando não é possível, sofrem.

🍃 11. Diferentão 🍃

Eu nasci igual por acaso? Então porque minhas escolhas deveriam ser? O cabelo diferente, a roupa, a leitura a música. Algumas pessoas não são muito de seguirem padrões então suas escolham seguem esse mesmo pensamento. Ser diferente e com alguma sorte, causar impacto.

🍃 12. Familiaridade e experiência 🍃

Já sei como é, vou me arriscar pra quê? A familiaridade e a experiência é o que motiva algumas pessoas a fazerem suas escolhas na vida.

Já sei que essa marca de roupa me veste bem. Já tive um carro dessa marca. Já fui a esse lugar. A dificuldade porém está no fato de que talvez jamais conheçam coisas novas ou muito diferentes do que já conhecem.

🍃 13. Com desconfiança 🍃

Até consegue escolher, mas sempre fica pensando como seria se tivesse escolhido a outra coisa, a outra opção, ido pelo outro caminho, feito aquela viagem. É como se estivessem cm as sacolas cheias pensando na receitam que poderiam fazer com o ingrediente que resolveu não trazer.

E então, conseguiu identificar qual tipo de escolhedor você é?

Se por acaso tiver ficado algum tipo fora dessa lista, me conta lá nos comentários, vou gostar de aumentar essa listinha.

________________________________________________________________________________Sobre a autora__________________________________________________________________________________

Ana Paula
Ana Paula
Gosta de gente, de ouvir e de falar. Ama um áudio longo, café e chá. Tereré também, anota aí na lista, e mais um tanto de outras coisas que até Deus dúvida.. Há, é psicóloga também, pode indicar. E caso precise, pode com a Ana contar ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *