Você precisa estar formada antes dos 30
3 de agosto de 2022
Yvone psicopata ou narcisista?
11 de outubro de 2022
Imagem: Pixabay

O que é um Transtorno de Personalidade, afinal?

Antes de iniciar a escrita deste texto, dei uma passadinha ali no sr. Google para ver se eu encontrava uma imagem que representasse o título deste texto. Mas as imagens que encontrei me fizeram refletir sobre o assunto.

Sabe quando, em meio a uma conversa sobre alguém, você ou outra pessoa presente dizem que fulano é um narcisista, para justificar o fato dele ser uma pessoa que só se importa com ele.

Ou ainda para ilustrar que alguém é uma pessoa ruim, é atribuído a ela o adjetivo de psicopata.

Pois bem, narcisismo e psicopatia, entram na categoria de transtornos de personalidades. Nessa brincadeira ainda dizemos que fulano é assim meio bipolar, para ilustrarmos pessoas com alteração no humor ou mesmo depressivas.

Mas, preciso te alertar sobre o quão errados estamos ao fazermos uso desses termos.

Ao fazermos uma busca no google pelo termo: Transtorno de personalidade, você irá se deparar com textos que são ilustrados por pessoas com duas ou mais faces, pessoas retirando suas máscaras. Confesso que isso me causa um certo desconforto, como se as pessoas que apresentassem esse quadro clínico fossem pessoas sínicas e mentirosas, o que não reflete a realidade.

Apesar de não poder negar que, existe sim dentre os transtornos de personalidade, aqueles em que o sujeito mente e manipula, mas não se pode generalizar.

Pessoas que apresentam algum tipo de transtorno psicológico tendem a serem tidas como loucas, o que faz com que a disseminação de informação correta seja cada vez mais necessária.

Antes de tudo, vamos por partes

(bem no estilo Jackie Estripador hehe)

Transtorno: é tudo aquilo que causa desconforto ou incômodo, algo que modifica a ordem e a organização.

Transtorno Mental: Desordem na saúde mental, mas que nem sempre está ligada a uma doença, embora tenda a apresentar grande incômodo para a pessoa.

Os transtornos mentais são quadros que comprometem a vida do sujeito, pessoal, familiar e profissional e também a maneira como ele enxerga a vida.

Já os Transtornos de Personalidade… tratam se da maneira com a qual o sujeito enxerga e vive a vida, no entanto seu padrão de pensamento e de comportamento é discrepante com o restante da sociedade. Trata-se de um transtorno porque em alguns casos ele trás sofrimento para o sujeito ou para aqueles que convivem, mas diferente de outras doenças os transtornos de personalidade não são tratados com medicação.

Transtornos de Personalidade não são curáveis (até o presente) porque são a forma de viver do sujeito, e ele é um transtorno porque está fora do padrão da sociedade em que o sujeito habita.

No entanto algumas pessoas são medicadas, mas não se engane, um borderline não deixa de ser borderline porque tomou essa ou aquela medicação.

Na verdade o papel da medicação na vida do sujeito serve para que ele possa ajustar ou controlar sintomas que se apresentam junto a sua condição.

Por exemplo, cada transtorno de Personalidade tem um determinado número de critérios, assim para determinar se um sujeito tem ou não um transtorno de personalidade, ele precisa preencher um número especifico desses critérios.

Em cada transtorno de personalidade há também um número de sintomas, e os medicamentos servem para estabilizar o humor, por exemplo.

Sendo assim, pode ser que você conheça alguém que tenha o diagnóstico de um Transtorno de Personalidade e que faça uso de antidepressivos, ansiolíticos, antipsicóticos, ainda assim não significa que ele está em tratamento para se “curar” do transtorno que ele tem, mas para tratar quadros como o de ansiedade e depressão.

Não há no mercado um medicamento para tratar ” O Transtorno de Personalidade Borderline ou Narcisista”

Quer dizer que não há cura?

Quer dizer que não há medicação.

O que leva uma pessoa a buscar por ajuda para um problema?

Certamente a necessidade de resolver aquele problema, correto?

Pessoas com Transtorno de Personalidade, buscarão ajuda quando sentirem que têm um problema ou que alguma coisa está errada com ela. E para que isso aconteça ela precisa que em seu funcionamento interno ela compreenda que algo está errado.

No entanto há transtornos em que o sujeito acredita (enxerga a vida assim ) que não têm problemas, ao contrário o problema está nos outros. – Me diz, uma pessoa com esse tipo de pensamento irá buscar por ajuda?

Somente buscamos ajuda quando estamos em sofrimento, sendo assim narcisistas e antissociais não buscarão por ajuda.

pessoas com Transtorno de Personalidade podem serem tratadas com psicoterapia, que é inclusive a maneira mais indicada. Seja em grupo ou individual. No entanto a eficácia para muitos desses transtornos só acontecem se houver um comprometimento por parte do paciente e ele estiver motivado a mudança.

Agora que você já sabe o que são os Transtornos de Personalidade, está hora de conhecer quais são eles. Arrisca algum palpite?

Neste texto, te conto quais os transtornos de personalidade e suas características. E aguardo seu comentário sobre esse conteúdo.

____________________________________________________________________________Sobre a autora ___________________________________________________________________________

Ana Paula
Ana Paula
Gosta de gente, de ouvir e de falar. Ama um áudio longo, café e chá. Tereré também, anota aí na lista, e mais um tanto de outras coisas que até Deus dúvida.. Há, é psicóloga também, pode indicar. E caso precise, pode com a Ana contar ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *