Yvone psicopata ou narcisista?
11 de outubro de 2022
A verdade (que nunca te contaram) sobre tranças
24 de novembro de 2022

Para que serve um psicólogo?

Temos uma ótima pergunta aqui, para que serve um psicólogo?

Algumas profissões são bem fáceis identificar sua funcionalidade. Sabemos bem que dentistas cuidam dos dentes, médicos, das doenças em geral, esteticistas – o próprio nome já diz.

Cabeleireiros, professores, atores, músicos.

A lista é bem longa. Mas e o psicólogo?

Até o psiquiatra sabemos que é um médico, seu papel é o de receitar medicamentos, mas e o tal do psicólogo para que ele serve? O nome da profissão não ajuda, nos dá pouca ou nenhuma pista.

Para alguns, esse profissional cuida da mente, para outras as emoções.

O fato é que há na internet infinitas definições , entretanto esse profissional não serve a um único propósito. Sua função não é “apenas” tratar a mente humana.

Psicólogos são como praga estão por toda a parte.

Eles estão por toda a parte

E não é uma piada, psicólogos estão por toda a parte.

Vejamos… no hospital…

Os psicólogos acompanham no pré e pós operatório, estão ao lado da família quando esta recebe uma noticia ruim, se certifica do estado emocional do paciente e caso você não saiba, ele também ampara no estado emocional da equipe.

Falando em hospital, dependendo do tipo de cirurgia é necessário que o sujeito passe antes pela mesa do psicólogo sabia?

Na escola…

Está certo que não é em todas, apesar de haverem projetos para que isso seja unanimidade, nas escolas eles estão para dar aquele help em questões delicadas no ambiente escolar, brigas entre alunos que geralmente envolvem as famílias, bullying, racismo são apenas uma delas, também da aquela mãozinha quando o assunto é a saúde emocional do professor, que sejamos sinceros, segura um baita rojão todos os dias.

Nas empresas ….

O famoso rh, mas você sabia que há uma diferença entre RH e Departamento Pessoal? Pois é (mas te conto isso em outra oportunidade).

Na empresa é aquele quem faz as entrevistas e identifica se você tem as características e habilidades necessárias para assumir a função, é quem faz os desligamentos quando necessário, buscando te confortar quando possível – ele sabe bem o quanto esse momento é delicado. E diferente do que você acredita não é a responsabilidade dele saber sobre o seu pagamento, mas é ele quem briga com a empresa para garantir que você seja tratado como pessoa e não como instrumento.

Na televisão, nas rádios, nas propagandas e produtos que você consome

Essa você não sabia, há psicólogos que trabalham com comportamento do consumidor. Eles estudam o comportamento das pessoas no momento da compra, o que faz com que uma pessoa consuma mais ou menos … ou seja, estudam o comportamento humano.

Trânsito

Sim, no trânsito. Quem você acha que aplica os testes que apontam se você é uma pessoa apta ou não a pegar um veículo?

No Esporte

Mesmo que não seja valorizado, é o psicólogo que ajuda as equipes esportivas a lidarem com as emoções quando essas sofrem alguma derrota. Preciso te lembrar do 7 x 1?

Presídios, ONG’s, tribunais… e não para por aí. Não se limite aos lugares mas ao que eles podem fazer, quem podem ajudar.

Orientam pais de crianças rebeldes, tímidas, diferentes. Autistas, com TOC, com TOD, TDAH com dificuldade de socialização, (é assim que as pessoas os enxergam), adolescentes problemáticos sejam por serem rebeldes demais, tímidos demais, inseguros demais. Com dificuldades em escolher um curso superior quando chega a hora.

Dão suporte aos casais que querem ter filhos, que perderam seus filhos, que estão gestando um filho ou que querem adotar um.

Que desejam restaurar o casamento, a família a sexualidade.

Pessoas com vícios em drogas, álcool, pornografia.

Pessoas que ouvem vozes, que não ouvem ninguém (por intolerância) pessoas que sentem que não são ouvidas, respeitadas. Que falam demais, que têm dificuldade de falar em público.

Pessoas que sofreram um trauma, que causaram um trauma. Que envelheceram.

Homens, mulheres, e pessoas de todos os genêros, cores, crenças, etnias. Com depressão, com solidão, com ansiedade, com paixão. Pessoas que amam muito, pessoas que sentem muito.

Pessoas com pânico, com manias, com problemas para dormir, problemas no trabalho, com o chefe, com o mundo. Com quem tem vontade de mudar de carreira e quem tem vontade de morrer, sentimento de solidão por ter mudado de país, por ter perdido alguém importante.

Parece que eu não exagerei quando disse que eles estavam em todos os lugares não é mesmo?

Mas, se você chegou até aqui e ainda está com dificuldade em compreender bem qual o papel de um profissional da psicologia.Você não está sozinho, afinal parece que esse sujeito está em todos os cantos e ninguém percebe.

É que psicólogos são conhecidos por serem profissionais que nos auxiliam a lidarmos com questões emocionais, o grande problema é que sabemos bem pouco sobre nossas emoções e o buscamos somente quando algo parece sair muito da normalidade.

Seja para “voltar a normalidade”, compreender o que está sentindo, lidar com a ansiedade, quaisquerem que sejam suas razões, sempre haverá um psicólogo ´para te ajudar.

____________________________________________________________________________Sobre a autora ___________________________________________________________________________

Ana Paula
Ana Paula
Gosta de gente, de ouvir e de falar. Ama um áudio longo, café e chá. Tereré também, anota aí na lista, e mais um tanto de outras coisas que até Deus dúvida.. Há, é psicóloga também, pode indicar. E caso precise, pode com a Ana contar ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *