Sua resposta é diferente da minha
29 de abril de 2022

Trabalho não se escolhe

Você é uma pessoa que tem o hábito de fazer planejamentos para a sua vida, ao menos pequenos planos, como por exemplo, a casa em que você vive hoje, uma viagem ou coisas do tipo?

 Caso você tenha respondido positivamente, você está entre a maioria das pessoas, mesmo aquelas que dizem não planejar nada.

 No entanto – não sei se este é seu caso – quando se trata de trabalho, não temos o hábito de fazer grandes planos, como por exemplo:

  • Seu ambiente de trabalho, você chegou a pensar se desejaria trabalhar em cidade grande ou no interior na hora de concorrer a uma vaga de emprego? ou esperou para ver a proposta e quem sabe … se a cidade for próxima … se o salário compensar…

  • Chegou a pensar com o que gostaria de trabalhar? Se seria com documentos ou algum tipo de maquinário ou ainda com pessoas ou não…

  •   E rotina, essa eu tenho quase certeza de que você não pensou por ser algo que “não se escolhe”.

 Por muito tempo, ouvi que trabalho não se escolhe, a gente pega o que aparecer. Principalmente se tratando de um primeiro emprego.

 Quando fiz uma busca no Google sobre essa frase “Trabalho não se escolhe”.

 Todas as sugestões de conteúdos que me aparecerem tratavam sobre amar o que se faz, escolher um trabalho de que gostemos. O que vai completamente contrário a tudo que me foi dito a um tempo atrás sobre não escolher um trabalho e que você deva ter ouvido a mesma coisa ao menos uma vez na vida.

 

Pois bem, penso da seguinte forma: nem sempre encontraremos um trabalho que dê 100% de match com aquilo que idealizamos.

Seja pela localização ou a rotina. Você gostaria de trabalhar em um horário  flexível, mas a empresa que te contratou tem um horário fixo. Considerando que todo o restante valha a pena, o horário fixo será apenas um detalhe.

 Trabalho se escolhe sim, mesmo em crise. E sim, devemos amar o que fazemos e escolher algo de que amamos, mas amor não é o suficiente, sozinho ele não pagará as contas. Assim como a falta de saúde também não.

 Pensar sobre os itens relacionados a nosso trabalho é um caso de saúde, já que o ambiente pode nos adoecer física e mentalmente, desde uma dor na coluna até mesmo um burnout.

 Todos temos escolhas e mesmo abrindo mão desse direito, ainda assim estamos escolhendo.

_________________________________________________________________________________________________Sobre a autora ____________________________________________________________________________________________________

Ana Paula
Ana Paula
Gosta de gente, de ouvir e de falar. Ama um áudio longo, café e chá. Tereré também, anota aí na lista, e mais um tanto de outras coisas que até Deus dúvida.. Há, é psicóloga também, pode indicar. E caso precise, pode com a Ana contar ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *