Trabalho não se escolhe
Você é uma pessoa que tem o hábito de fazer planejamentos para a sua vida, ao menos pequenos planos, como por exemplo, a casa em que você vive hoje, uma viagem ou coisas do tipo?
Caso você tenha respondido positivamente, você está entre a maioria das pessoas, mesmo aquelas que dizem não planejar nada.
No entanto – não sei se este é seu caso – quando se trata de trabalho, não temos o hábito de fazer grandes planos, como por exemplo:
Por muito tempo, ouvi que trabalho não se escolhe, a gente pega o que aparecer. Principalmente se tratando de um primeiro emprego.
Quando fiz uma busca no Google sobre essa frase “Trabalho não se escolhe”.
Todas as sugestões de conteúdos que me aparecerem tratavam sobre amar o que se faz, escolher um trabalho de que gostemos. O que vai completamente contrário a tudo que me foi dito a um tempo atrás sobre não escolher um trabalho e que você deva ter ouvido a mesma coisa ao menos uma vez na vida.
Pois bem, penso da seguinte forma: nem sempre encontraremos um trabalho que dê 100% de match com aquilo que idealizamos.
Seja pela localização ou a rotina. Você gostaria de trabalhar em um horário flexível, mas a empresa que te contratou tem um horário fixo. Considerando que todo o restante valha a pena, o horário fixo será apenas um detalhe.
Trabalho se escolhe sim, mesmo em crise. E sim, devemos amar o que fazemos e escolher algo de que amamos, mas amor não é o suficiente, sozinho ele não pagará as contas. Assim como a falta de saúde também não.
Pensar sobre os itens relacionados a nosso trabalho é um caso de saúde, já que o ambiente pode nos adoecer física e mentalmente, desde uma dor na coluna até mesmo um burnout.
Todos temos escolhas e mesmo abrindo mão desse direito, ainda assim estamos escolhendo.
_________________________________________________________________________________________________Sobre a autora ____________________________________________________________________________________________________