Entrelinhas Pontilhadas
15 de julho de 2022

Você precisa estar formada antes dos 30

e mais 10 coisas a se fazer antes disso

Os trinta representam a idade do sucesso. Ao chegar nessa fase é esperado que você tenha: Escolhido um

curso superior e passado no vestibular, concluído a faculdade com sucesso, encontrado o grande amor da

sua vida, arrumado o melhor emprego que alguém poderia querer, organizar uma festa de casamento

bombástica, estar organizando a decoração do seu apartamento novo e se preparar para a chegada do seu

Enzo ou da sua Valentina.

Mas, cá entre nós. É esperado por quem?

Muitos ou melhor, muitas de nós ( porque isso é muito atribuído a nós mulheres sim) somos ensinadas que, já que desejamos direitos iguais aos dos homens então

temos que ter sucesso entre os 20 e os 30 anos de idade e a partir dessa fase começar a planejar uma família.

É, mas o buraco é mais embaixo, sabe o que acontece de verdade?

Antes dos 20 anos, pouquíssimas pessoas tem real maturidade para fazer uma escolha profissional. Primeiro porque a escolha que fazemos neste momento recebe muita influência de outras pessoas, sobre tudo da família. Raras são as pessoas que já nascem com uma ideia clara do que desejam fazer quando crescer. E se observarmos bem, também é sob influência de alguém. Entretanto neste caso a influência dá match com nossos gostos pessoais. Mas do resto, quase ninguém tem plena convicção do que desejam para a vida.

Em seguida, após começar um curso que nem sempre temos tanta certeza assim, surgem outros questionamentos. Arrumar um emprego, pagar as contas, sair da casa dos pais. Conseguir manter o emprego.

Ninguém tem ou não deveria ter a obrigação de ser bem sucedido aos 30 anos de idade. Na verdade, precisamos entender, o que é ser bem sucedido? Você sabe?

Eis a primeira lição que você deve aprender antes da chegada dos 30.

1. Defina o que é sucesso para você: A concepção de sucesso é diferente para cada pessoa, para alguns é passar em um concurso público, para outros é entrar na faculdade. E ainda há aqueles que desejam dar a volta ao mundo ou ter um casamento. Não importa, o sucesso é obter êxito com algo que se deseja, então descubra o que é para você.

2. Se tentar entender o que você define como sucesso estiver muito difícil, busque começar pelo autoconhecimento. Eu sei que nó psicólogos temos a fama de acharmos que o autoconhecimento resolve tudo, mas uma coisa é fato quando a gente sabe quem é, as demais coisas ficam um tanto mais claras.

3. E quando eu falo de autoconhecimento, me refiro a você descobrir quem de fato você é, não se trata do seu nome, idade e onde mora. É sobre seus limites, seus valores pessoais, e aqui vai a terceira lição para antes dos 30, busque ajuda. O processo de autoconhecimento pode ser doloroso em alguns momentos e você irá precisar de ajuda, então procure por um profissional ( sim me refiro a nós psicólogas) ou alguém com quem possa contar.

4. E aqui surge mais uma lição. Não guarde seus sentimentos. Muitas mulheres tendem a serem ótimas em oferecer um apoio, estender o ombro, mas se esquecem que também precisam de cuidados. Eleja uma amiga para ser sua confidente. Você ainda pode ser o ombro amigo de alguém, mas tenha um pra você. Pensa comigo, não faz o menor sentido saber que outras pessoas sofrem e você ser a única a ter que esconder suas emoções. Não faça isso com você.

5. Se você assistiu ao filme da Alice no Pais das Maravilhas, certamente se lembra da icônica frase do gato ” para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve”. Mas saiba – o gato está errado – se você não sabe onde deseja chegar, como acha que qualquer caminho irá satisfazer. Portanto, descubra onde deseja chegar. É um curso superior, uma plástica, um emprego em uma multinacional.

6. Não se compare. Você vai enlouquecer tentando ser igual a imagem das revistas e site. Lembre-se são imagens, você é real.

7. Segue ai um spoiler da sua vida, você vai desejar ser saudável então comece tomando água. Ser saudável é um hábito.

8. Tomar água é o primeiro passo para cuidar da saúde do corpo, mas não esquece da mente não. Encontre uma atividade que cuide da sua saúde mental. Sem ela o resto não funciona ( escuta o que eu tô falando).

9. Não fuja de si mesma, aprenda a não só curtir a sua própria companhia, mas ouvir a voz do silêncio. Ter amigos e estar com eles é muito bom, mas em algum momento essas pessoas estarão ocupadas e aí, vai fazer o quê? Se ficar sozinha te incomoda, então é hora de tentar compreender o que esse sentimento tem a dizer.

10. E pra finalizar – a vida não tem um roteiro. O que é sucesso para outras pessoas pode não ser para você e vice versa. Se você conseguir assimilar essa verdade antes dos 30, já terá meio caminho andado.

Bem, caso não tenha ficado claro entenda:

Você não tem a obrigação de estar formada antes dos 30.

_________________________________________________________________________________________________Sobre a autora ____________________________________________________________________________________________________

Ana Paula
Ana Paula
Gosta de gente, de ouvir e de falar. Ama um áudio longo, café e chá. Tereré também, anota aí na lista, e mais um tanto de outras coisas que até Deus dúvida.. Há, é psicóloga também, pode indicar. E caso precise, pode com a Ana contar ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *